Apresentação Personalizada

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ATIVIDADE 4.5 VIDEO MULTIMÍDIA

 

PROJETO APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS
Realizado na escola Dr. Ulysses Guimarães

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O caçador e o índio

                                  Retirado do Portal do Professor

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ATIVIDADE 3.2 Planejamento e aplicação de atividade

No Laboratório de Informática da Escola Dr. Ulysses Guimarães auxilio os professores com seus projetos utilizando a Internet, Programas  do  Computador e a TV Pen Drive.
 Em um dos projetos juntamente com a professora de Artes Isabel Cristina foi realizado um trabalho no programa de Apresentação Eletronica(Impress) sobre o tema Grandes Mestres da Pintura e Suas Obras com as turmas de 7ª/8ª aceleração, 8ª A, B, C e D. Onde eles pesquisam a historia e as obras do artista e preparam slids explicativos para apresentar na tv pen drive. Veja um dos trabalhos sobre PICASSO feitos no impress no link abaixo:


Dentre os artistas estão Pablo Picasso, Van Gogh, Leonardo da Vinc, Paul Gauguin, Michelangelo e Renoir.  Em cada grupo os alunos pesquisam e debatem entre si sobre o que vão colocar em seus trabalhos para apresentar tendo o auxilio da professora para direcionar passo a passo na montagem dos slaids. 
 Ao propor o trabalho para os alunos a professora conversa com a turma sobre varias possibilidades de exposição como cartazes, apresentações, ou slids no data show e/ou tv pendrive, propondo que eles escolham a melhor forma de realizar e apresentar seus trabalhos. Os alunos em sua maioria escolhem a utilização do laboratório de informática para pesquisa e montagem dos mesmos, mostrando mais interesse em procurar o assunto na internet do que pesquisar em livros ou outras formas de conhecimento. 
Ao chegar no laboratório eles foram direcionados a usar o programa escolhido, nesse caso o impress, buscando aprender mais, por que tem curiosidade em descobrir a utilidade do programa também para suas vidas posteriormente. A pesquisa na internet abre um leque variado de informações e conhecimentos que amplia o mundo deles através dos textos e principalmente das imagem. É claro que nem todos querem aprender com o mesmo intento e vontade mais aqueles que estão dispostos encontram mais que mera informação, encontram conhecimento significativo que irão fazer diferenças em suas vidas.
Apesar de termos internet no Laboratório, para terminar o trabalho foi necessário também adicionar no computador arquivos de texto e imagem sobre os artistas pois a demora da internet muitas vezes dificultou a conclusão e montagem dos mesmos.
Ao assistir as apresentações dos grupos na tv pen drive vimos que o objetivo deles conhecerem a história de vidas de cada artista e suas obras foi concluída, apesar de nem todos os trabalhos estarem completos por falta de interesse de alguns grupos.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ATIVIDADE 3.1 Contextualizando a mudança: da teoria à prática.


No ensino fundamental ensinando a adolescentes temos que estar constantemente concientes de suas necessidades e dispotos a começar um dialogo  sobre todos os assuntos, principalmente os que estão relacionados com o dia a dia deles, dando significado ao aprendizado de cada um atraves de seus interesses, aproveitando aquilo que eles sabem sobre o conteúdo e aprofundando seus conhecimentos. Nesse sentido as tecnologias são um dos meios para tornar esse aprendizado muito mais estimulante e significativa. 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tecnologia na Educação

Refletindo sobre as novas tecnologias...

As novas tecnologias devem ser utilizadas não só para dar agilidade e funcionalidade as nossas pesquisas de aprendizagem dentro da Escola mais devem ser também formas de buscar informação constante sobre o mundo que nos cerca. No vídeo anteriormente postado podemos observar a desenvoltura dessa criança que tão bem expressa sua preocupação com o futuro . A fome da humanidade em destruir tudo que toca  motivou seu discurso que foi um alerta a destruição causada pelos homens...a principio os mais ricos e poderosos, a voltarem sua visão para um futuro que já está próximo.




Nossa busca por estar sempre a frente não pode nos deixar cegos para todas as conseguencia ruins que esses avanços nos trazem, a criação de novos desastres ambientais  e sociais devem ser assuntos que despertem  o interesse  e a curiosidade de  nossos alunos dentro e fora da sala de aula.  Pensar em novas tecnologias seja ela qual for, deve ser pensar em um futuro melhor para todos. Temos que olhar para aqueles que estão a margem da sociedade por não terem como se expressar ou aprender da mesmo forma que nós... Temos que desenvolver a capacidade em nossos alunos de ver e enfrentar os desafios que estão a sua frente sendo capazes de discernir sobre sua realidade e lutar pelo seu futuro. 


Temos que tentar disponibilizar tecnologia para todos, alcançando as minorias, não só para fins educacionais mais tambem com a finalidade de criar homens e mulheres melhores, capazes de ter  e fazer um futuro melhor.



quarta-feira, 6 de julho de 2011

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA DR. ULYSSES GUIMARAES

O laboratório da Escola é utilizado normalmente para realizar pesquisas dos conteudos previamente ministrados em sala de aula pelos professores. A pesquisa na internet desperta a curiosidade de buscar e conhecer mais sobre o assunto estudado.
Os alunos tem a oportunidade de explorar os mais variados temas e conhecer o ponto de vista de outros autores, podendo assim, ampliar seu conhecimento  facilitando o entedimento do tema abordado.

Utilização da internet na Escola Dr. Ulysses Guimaraes






domingo, 3 de julho de 2011

Falando sobre Hipertexto

HIPERTEXTO é um conjunto de conceitos, interligados através de temas que podem ser direcionados ou não, induzindo a varias ramificações, que são conectados através de links.

O termo hipertexto foi criado no início os anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a idéia de escrita/leitura não linear, em um sistema de informática. Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos seqüências sonoras, etc.

Apesar disso, a idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalias eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.

O hipertexto se tornou um novo meio de comunicação que está sendo bem aceito frente as mudanças do mundo, adaptando-se ao conceito de ensino aprendizagem, sendo mais rápido e dinâmico, com o intuito de facilitar e aprimorar o conhecimento, seja do aluno ou do mero aprendiz incansável em sua busca por aperfeiçoamento.

A aprendizagem acontece de forma acidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.

Não só os textos originais, mais os textos relacionados com outros, interagem de forma a ampliar os conceitos e saberes do ser humano, buscando que este interaja, critique, crie, interprete e seja não só leitor mais também autor de sua aprendizagem.

“Com a escrita para o meio eletrônico, anulam-se as fronteiras entre autor e leitor. Surge, então, uma nova forma de produção textual, baseada na interatividade”. (LIDIANE OLIVEIRA/THAIS NUCCI)


Navegando livremente

Ao navegar pela internet, visitei vários links iniciando pelo indicado pelo ambiente do e-proinfo chamado "planeta educação" que destacava o tema cinema, mas após realizar uma breve leitura no texto de Walter Sales, visitei outros links e fiz buscas específicas sobre diversos temas. Achei muitos assuntos variados e interessantes. Clicar nos links me ajudou a especificar minhas buscas, pois todos os assuntos que me chamavam atençao já haviam links relacionados a eles e me fez compreender com mais clareza o que é um hipertexto. Em minhas buscas não me perdi ao tentar retornar por que usei as setas para voltar a pagina anterior e chegar ao inicio da pesquisa, mais com certeza não conseguiria enumerar todos os assuntos que li.
Em uma busca pelo google encontrei no wikipédia que hipertexto é "o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links". Portanto temos a partir daí a dimensão do que significa este termo.

Navegar pela internet sem rumo certo pode ser confuso e exaustivo, portanto devemos sempre ter direcionado os temas e assuntos a serem explorados pra que a busca seja util e realmente auxilie o professor e muito mais o aluno que poderá utilizar destes recursos.